Eu entendi, mas me ofende
Table of Contents
Eu sei que as pessoas não entendem o meu trabalho, sei também que elas não entendem a minha motivação por trás dessas coisas. Mas… constantemente elas me ofendem tentando me elogiar.
Não acho que isso seja realmente um problema, mas guardar as coisas não costuma ser uma boa opção…
Frequentemente recebo exatamente os mesmos elogios “degradativos” em variações sutis. Meu objetivo hoje é explicar a razão dessas coisas que me ofendem.
#
“Esse conteúdo é tão bom, você poderia/deveria vender ele”
Variações:
- Se isso fosse pago, eu pagaria
- Muito melhor do que muitos cursos pagos
- É bom de mais para ser de graça
- Porque não coloca em “plataforma X” vai ganhar uma grana
Ultimamente, por conta do curso de FastAPI, esse comentário tem sido muito mais usado do que o normal. Fica claro pra mim que quem assistiu/leu “ignorou” a parte de que eu digo que o conteúdo está sob Creative Commons.
Fazer conteúdo aberto é um posicionamento! Não é captação de “lead”, não é vontade de “crescer em plataforma”, não tenho objetivo de “ficar rico”. O objetivo é disseminar conteúdo de qualidade, dar a oportunidade de quem não pode pagar por isso ter acesso. Se você tem grana, ajude a acampanha de financiamento coletivo para que mais pessoas tenham acesso!
#
“Nosso futuro ‘Luciano Ramalho’”
Variações: Bruno Rocha, Guido, core dev, …
Como eu escuto isso: “O conteúdo é legal, mas no futuro, quando você alcançar um nível mais alto no que eu considero a cadeia alimentar dos desenvolvedores, vai ser melhor”
Nada contra o Ramalho, muito pelo contrário, o considero um bom amigo. Mas… Que porra de forma de elogiar alguém é essa? É bom, mas não o suficiente? Q? Existe um duelo de egos que ninguém me comunicou? Preciso deixar de ser eu pra você gostar “mais” de mim?
#
“Conhecem um Duno em tecnologia X?”
Geralmente, o que as pessoas querem com isso é recomendação de conteúdo em outra linguagem ou framework que eu não abordo/abordei. O que é totalmente válido, mas… você precisa me despersonalizar pra fazer uma pergunta? Reduzir tudo que sou a simplesmente um “tutorialista” na internet?
#
“É bom de mais pra ser em português”
Variações: “Se fosse em inglês já tinha bombado”, “Nem conteúdos em inglês tem essa qualidade”
Porra… Vai se foder! Esse eu nem quero comentar…
Tem muito mais, mas esses são os mais frequentes… Mas esse post não tem nada de mais, só queria botar pra fora. Talvez, quando me lembrar de mais coisas, eu volte pra editar esse post.
Você também pode responder via fediverso:
Ao comentar nesse toot, seus comentários aparecerão na página
https://bolha.us/@dunossauro/114519160838217520