Pular para o conteúdo principal

Blog do Dunossauro

Entre o sagrado e o profano!

Table of Contents

Dei uma sumida, eu sei… Esse mês foi foda. Em diversos aspectos. Escrever esse texto é uma forma de tentar organizar os meus pensamentos da forma mais aberta possível…

Estamos há um mês sem Lives de Python, ao mesmo tempo em que essa semana fez um mês que voltei a trabalhar formalmente. Essas coisas estão relacionadas? Obviamente sim, mas não da forma em que parece mais evidente.

# O balde furado

Qualquer pessoa que se envolva com algo relacionado a “““educação”””, sabe que esse é um assunto delicado. E esperar qualquer tipo de retorno financeiro sobre isso não é uma coisa sã. Claro, você pode esperar… Mas quando você alinha isso à ética, só se você for um professor universitário com anos de estrada. Caso contrário… tá… você entendeu… Não estou dizendo que não existem pessoas éticas vendendo conteúdo, elas existem. Mas… na grande parte do tempo, você sabe…

Tenho um ideal de que as coisas devem ser gratuitas ao consumo, você pode discordar e entendo vários pontos sobre isso. Mas, pra mim, quando eu olho o dunossauro do passado, se algo custasse 20 conto, ele não poderia pagar. E tudo que eu faço tem isso por trás. Você colabora se quiser e, claro, se puder. Por isso temos a campanha de financiamento coletivo.

Mas isso tem dois lados que não combinam entre si. De um lado, o belo ideal sagrado que me move, do outro, as contas a pagar. O que me coloca sempre no limite de continuar fazendo, mas quando acontece qualquer imprevisto… Bom, os boletos não param, o aluguel não para, a saúde não é a mesma todo mês.

Ano passado, mais ou menos nessa época, tive o maior imprevisto de todos os tempos. Ele me cortou de muitas formas. A financeira foi grande, mas acredito que tenha sido a menor. Seguido disso, tive o devastador de qualquer encomia que ainda me restava, um canal… Como dentistas são caros… E ainda me sobraram os sisos!

# Uma jornada pela live de python em 2025

Dito tudo isso, sou um escravo do youtube. Sim… Se você é uma pessoa minimamente informada, vivendo no mundo real, sabe que depender de plataformas é o PIOR negócio que você pode fazer na vida. Nesse último ano, as coisas foram caindo, caindo, caindo…

Views diárias entre 24 e 25

Views diárias entre 24 e 25

Nesse gráfico, você pode ver no eixo X todo o ano de 2024 e o de 2025 (até a data de hoje). Por mais incrível que pareça, o ano de 2024 tinha sido o pior ano de todos, desde que comecei a me dedicar exclusivamente a isso. Mas, perto de 2025 ele parece incrivelmente bom.

É tão óbvio quanto parece, as pessoas não assistiram às lives de 2025.

Views semanais sobrepostas de 24 e 25

Views semanais sobrepostas de 24 e 25

O pico da semana mais vista em 2025 (azul) é menor que a média de 2024 (roxo). E sim… isso é assustador, partindo do ponto da dependência exclusiva de renda vindo disso. Isso contando com o fato de eu não ter feito lives em nov e dezembro de 2024, mas… já falei sobre isso…

Com isso, precisei parar para pensar sobre esses dados. Alguma ação minha resultou nesses dados? Foram os temas? Será que fiz algo deplorável na internet? Todo mundo agora só quer IA?

## Analisando os temas de 2025

  • Testes: falamos sobre randomização. Faker, factory-boy e hypotesis.
  • Arquitetura: padrões de projeto (prototype), arquitetura de eventos, arquitetura de microkernel, SGI, módulos
  • Python puro: desempacotamento, gerenciadores de contexto, ifs, módulos, 3.14
  • Ferramentas: changelogs com towncrier
  • Tradução: duas lives sobre i18n
  • Segunda edição do curso de FastAPI

As lives com pessoas que vieram como convidadas no canal não contam nessa análise.

Acredito que nada esteja muito fora da realidade aqui. São temáticas “normais” no canal. Mas, alguma coisa errada aconteceu e não consigo entender. A única live de 2025 entre as 10 mais vistas do meu canal é a live do 3.14 e é uma live de outubro. Logo… Algo de errado não está certo. Caso você esteja se perguntando qual a segunda live mais vista desse ano, a de arquitetura de eventos com FastStream, na décima oitava posição. Seguida pela de módulos na décima nona.

Embora os temas não estejam fora do normal, a interação das pessoas caiu vertiginosamente esse ano. De forma geral, só uma live deu errado. A segunda parte de i18n é a live que tem menos views de toda a história do canal.

Acredito que a segunda apresentação do curso de FastAPI, por mais coisas que tenham sido adicionadas e melhoradas, também não tenha sido uma boa jogada, ao nível de youtube. Claro, eu me cobrei intensamente por isso e foi importante ter acontecido de fato.

## Sobre a campanha de financiamento coletivo

Junto a isso, a campanha no apoia-se, o qual é o único dinheiro “fixo” que posso contar. É a certeza de que eu vou conseguir pagar o aluguel e as contas básicas caiu 723 reais mensais entre janeiro e dezembro. Começamos o ano com 2.669 e atualmente temos 1.937. Mesmo sem saber o quanto eu pago de aluguel, você deve imaginar que a coisa ficou complicada…

## Mas por que essa pausa?

Por mais incrível que pareça, a pausa nem tem muita relação com os números assustadores. Claro, eles me deixam MEGA ansioso? Sim… Mas, o meu problema real foram duas lives quase que consecutivas que deram errado. Quem acompanha as coisas mais de perto, tipo diariamente na twitch, onde faço stream preparando material, acompanhou a saga do “Object storage” ou a “live de minio”

O tema simplesmente não aconteceu. Fui andando, escrevi sobre, os slides estavam andando, as referências. Mas, quando pegamos o minio, ele está tão capado que decidi de última hora fazer outro tema, pra dar tempo de estudar outros storages. No meio disso, eu me apressei pra fazer outra live na mesma semana.

Nas semanas seguintes, eu sentei a bunda pra fazer um “tacadão” sobre NoSQL e a live não deu certo também. Nessa semana, eu não consegui preparar outra live às pressas. A ansiedade bateu forte, fiquei em “posição fetal” por uns dois dias. Acho que minha cabeça estava juntando tudo que contei aqui e o gatilho foi o tema não ter dado certo.

Resolvi que precisava dar uma repensada nas coisas. Conversamos sobre isso no grupo da live no telegram.

# Algo tinha (ou tem) que ser feito

Bom… no meio dessa confusão, era extremamente necessário pagar as contas. As dores de dente intermináveis, a minha reserva de emergência tinha menos de 2.000 reais. Me vi com duas opções: voltar para um emprego formal ou fazer outra grande campanha de financiamento, como a do curso de FastAPI.

Pensei muito sobre isso. Mas, MUITO MESMO. A campanha anterior não tinha sido muito boa pra minha saúde mental. Mas… o que é saúde mental perto de não conseguir pagar as contas?

Eu até pensei no tema do curso novo, na verdade, foi uma sugestão do Renan Santos. Um “pytest do zero”. Nos mesmos moldes do curso de FastAPI, mas com foco em ensinar testes. Acredito que no futuro isso possa rolar ainda. Até porque aprendi TANTA coisa do que não fazer no material de FastAPI, que acredito que tudo seria mais fácil. Mas, acho que ainda não é a hora de passar por isso de novo. Embora eu tenha esboçado isso aqui, talvez no futuro a gente toque isso.

No meio disso, acabei recebendo uma proposta legal de emprego. Montar um time de engenharia de qualidade em uma empresa brasileira, com produtos para o público brasileiro. O desafio era tão interessante que provavelmente eu teria aceitado mesmo que não estivesse nessa “pindaíba”. Um salário legal, formar um time legal… Por que não? (isso parece que tem tudo pra virar outro post)

## A volta das lives

Agora que posso me dar ao luxo de não tentar acertar todas as semanas, quero fazer alguns testes em 2026. Na realidade, quero fazer exatamente 3 teses durante os 4/5 primeiros meses do ano. Voltar inicialmente quinzenalmente e depois retomar o ritmo.

Pelo meu conhecimento limitado no analytics do youtube, parece que o maior impacto que temos atualmente é a “falta de pessoas ao vivo”. Isso tem impactado diretamente no desempenho dos VODs1. O vídeo chega com uma performance comprometida do ao vivo e tende a ser menos recomendado (taxa de impressões menor, por consequência, taxa de cliques menor).

Com isso, quero fazer uma coisa que me pedem há anos, fazer mais cedo. As lives ficaram às 22:00 porque eu chegava das aulas do mestrado às 20:00 e precisava comer algo correndo. Isso não acontece mais há anos, mas o horário continuou. Então, meu primeiro teste vai ser fazer às 21:00. Sei que ainda pode parecer tarde. Mas algo me diz que acabar às 23 é melhor que às 00.

Como um segundo teste, depois do primeiro, quero diminuir um pouco o tempo das lives. Normalmente elas duram duas horas, quero tentar fazer uma hora e meia. Tentar correr um pouco mais na abertura (os slides padrões de todas as lives) e aproveitar melhor o tempo. O que fariam as lives acabarem às 22:30. Bom… quem precisa dormir cedo, consegue acompanhar melhor do que acabar às 00.

E no terceiro teste, quero elencar melhor os temas. Acho que vou montar um formulário para ter uma base do que as pessoas inscritas no canal gostariam de me ver falando (já sei que vão pedir toneladas de IA, mas não vou ceder xD). E com essas sugestões, montar planejamentos que tenham somente uma live mensal escolhida por mim, até porque não sou de ferro.

Com isso, pretendo voltar com as lives no dia 05/01 com uma live de pergunte o que quiser, às 21 e soltar o formulário. Elencar os temas das próximas lives na semana seguinte e voltar no dia 19/01 com o primeiro tema.

Espero que as coisas sejam melhores que em 2025. Se você leu até aqui, espero que tenha boas festas e espero te ver por aqui, e obviamente lá no youtube em 2026 <3


  1. Video On Demand. Como o vídeo é apresentado após o final da live. ↩︎



Comentários

Responda esse post por e-mail ✉️
Você também pode responder via fediverso:

Ao comentar nesse toot, seus comentários aparecerão na página

https://bolha.us/@dunossauro/115718740438078243